O lobo do deserto (Theeb) – 2014

 

Theeb (ذيب‎) é o primeiro filme de longa-metragem de Abu Nowar. . Antes dele, havia  realizado os curtas Death of a Boxer (2009) e Till Death (2012).

Filmado no deserto de Wadi Rum (o Vale da Lua), uma área de proteção localizada no sul da Jordânia, Theeb é ambientado em 1916, período de revoltas árabes em meio à disputa entre britânicos e otomanos pelo controle do Oriente Médio. Não é à toa, portanto, a evocação que os planos panorâmicos do deserto em Theeb fazem ao clássico Lawrence da Arábia (1962): o filme dirigido pelo britânico David Lean também foi filmado em Wadi Rum e ambientado num mesmo contexto histórico.

As referências filmográficas de Theeb não acabam aí: perguntado, em entrevista à revista norte-americana “Variety”, sobre a influência de outros filmes na sua concepção estética do cinema, Abu Nowar expressou sua paixão por filmes como Yojimbo e Sanjuro (ambos de Akira Kurosawa) e citou a semelhança que ele percebe entre o western e a cultura beduína.

A ligação com a cultura beduína constitui, aliás, um dos traços marcantes da mise-en-scène de Theeb: além de realizado no deserto jordaniano, o filme investe num elenco formado majoritariamente por beduínos, como o protagonista Jacir Eid Al-Hwietat, que interpreta o garoto Theeb (personagem que dá nome ao longa).

Premiado internacionalmente, Theeb concorre ao Bafta (prêmio britânico) e ao Oscar de melhor filme estrangeiro (é a primeira vez que um filme jordaniano disputa o prêmio da indústria cinematográfica estadunidense; além dele, o curta-metragem palestino Ave Maria concorre na categoria de melhor curta-metragem). No Festival de Veneza, Abu Nowar venceu o prêmio de melhor diretor na categoria “Orizzonti”, destinada a jovens diretores.

theeb

Naji Abu Nowar (Oxford, Reino Unido, 1981)

O diretor, roteirista e produtor anglo-jordaniano Naji Abu Nowar nasceu e passou quase toda a infância no Reino Unido. Aos dez anos de idade mudou-se para a Jordânia com a família. Tempos depois, Abu Nowar voltou ao Reino Unido para realizar seus estudos universitários. Em 2004, transferiu-se para Amman, a capital jordaniana, onde realizou seus primeiros trabalhos audiovisuais.

 

Ficha Técnica:

Direção: Naji Abu Nowar

Roteiro: Naji Abu Nowar, Bassel Ghandour

País: Jordânia

Com: Jacir Eid Al-Hwietat (Theeb), Hussein Salameh Al-Sweilhiyeen (Hussein), Hassan Mutlag Al-Maraiyeh (o estranho), Jack Fox (Edward).

Formato: colorido

Gênero: aventura, drama

Duração: 100 minutos

 

Sinopse:

Em meio à disputa entre britânicos e otomanos pelo controle do Oriente Médio e às revoltas árabes no começo do século XX, o garoto beduíno Theeb, de 11 anos, segue seu irmão mais velho Hussein numa perigosa jornada pelo deserto da Arábia. Eles participam de uma pequena caravana que guia um militar britânico pelo deserto, cuja vastidão esconde armadilhas e aventuras.

 

 

 

Trailer de “Theeb”:

https://www.youtube.com/watch?v=pnEd_WSGtWQ

Trailer de “Ave Maria”:

https://www.youtube.com/watch?v=4zkWieC8Z8w

 

Referências:

http://english.ahram.org.eg/NewsContent/5/32/181011/Arts–Culture/Film/Jordanian-Theeb-nominated-for-best-foreign-languag.aspx

http://english.ahram.org.eg/NewsContent/5/32/180432/Arts–Culture/Film/Jordanian-film-Theeb-among-nominees-for-British-Ac.aspx

http://variety.com/2014/film/news/naji-abu-nowar-qa-with-varietys-arab-filmmaker-of-the-year-1201331392/

http://www.imdb.com/title/tt3170902/?ref_=nm_flmg_wr_1

https://en.wikipedia.org/wiki/Theeb

 

Zawya Cineclube

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s